.

" A voz do Senhor ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele os faz saltar como um bezerro; ao Líbano e Siriom, como filhotes de bois selvagens. A voz do Senhor separa as labaredas do fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória. O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” Salmos 29 " 
.

Privilégios & Oportunidades

Texto: Dt 7 - Israel, um povo separado - admoestações contra a infidelidade!





Nós somos o Israel de Deus, fomos exertados na videira. Éramos zambujeiros (espécie de oliveira brava). Em todo o tempo da história, desde o ínicio que tomamos conhecimento acerca das coisas de Deus...da criação ou recriação, da desobediência do homem e a consequente queda, a nova oportunidade e promessa de um remidor, a escolha de um povo chamado Israel, como seu povo escolhido, a saída milagrosa do Egito, o êxito e o crescimento do povo escolhido, os profetas, juízes, sacerdotes, reis, cativeiro até chegar Jesus Cristo o ungido, o messias, Deus sempre alertou seu povo com relação a obediência, um princípio inegociável. Neste capítulo 7 de Deuteronômio o escritor chama à atenção daquele povo mais uma vez. Hoje, nos dias em que vivemos, Deus está chamando a nossa atenção para fazermos à sua vontade e sermos obedientes a sua voz. Precisamos estar apercebidos dos privilégios e responsabilidades. O ser humano por sua natureza humana, aprecia e gosta de privilégios. E quem não gostaria? No entanto, Deus dar um grito de alerta nos dizendo: Aproveitem os privilégios que vocês têm recebido de mim, o Deus Eterno e aceitem as responsabilidades impostas, para que sejam usados em minhas mãos como vasos de honra.
Quantos privilégios, vamos refletir sobre alguns:
  • Escolhidos por Deus - v. 6 - Teu Deus te escolheu. Em João 15.16 - Jesus disse: Não foram vocês que me escolheram, mas eu vos escolhi para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. Ef 1.4 - Antes da fundação do mundo, Ele já havia nos escolhido. Tomemos consciência desta verdade e valorizemos a escolha e o chamado do Senhor. Aproveitemos todas as oportunidades para servir a um Deus tão grande e maravilhoso como é o nosso Deus!
  • Resgatados da Servidão - v.8 - O Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão... 1 Pe 1.18,19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro que fostes resgatados da vossa vil maneira de viver, mas pelo precioso sangue de Jesus, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.
  • Dignos de uma aliança com Deus - v. 9 - ...Deus Fiel que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos. Nunca falhou e nunca falhará, andemos pois com fidelidade em sua presença.
  • Favorecidos sobremaneira - v. 14 - Bendito sejas mais do que todos os povos, nós fomos chamados segundo o seu propósito. Há uma proteção contínua sobre nós, uma mão estendida, se não fora esta proteção há muito, teríamos sido engolidos vivos como diz a sua Palavra, graças a Deus por sua constante proteção e seu favor.
  • Protegidos e Guardados - v. 15 - O Senhor afastará de ti toda enfermidade, o Salmo 91.7 nos diz: mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido, sabe o que significa isto? Podem até matar o teu corpo físico, mas tu serás guardado espiritualmente, a menos que não obedeças ao Senhor, há uma condição estabelecida por Deus.
  • Honrados por sua Presença - v. 21 - Deus está no meio de nós, nada e ninguém pode roubar a nossa comunhão e a nossa intimidade com Ele. A alegria espiritual que transborda em nossos corações é inexplicável, porém é real quando damos lugar ao bendito Espírito Santo.
  • Revestidos com forças dadas por Deus - v. 24 - Até os reis serão entregues para que sejam apagados os seus nomes. Diz a sua Palavra: Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder e mais: Posso todas as coisas, naquele que me fortalece. Tomemos posição de vencedores e aproveitemos todos os privilégios a nós concedidos por parte do Grande e Poderoso Deus e nos encorajemos para irmos um pouco mais adiante e cumprirmos a nossa missão que Ele confiou a cada um de nós.

Quantas Responsabilidades também Ele nos entregou:

  • Nós não devemos fazer compromissos - v.2,3 - Não farás aliança com as nações e nem terás piedade delas. Vigiemos e não confudamos, não tenhamos parte com o mundo cruel e ingrato com Deus!
  • Não tenhamos idolatria - v. 5 - Idolatria é tudo aquilo que rouba o lugar de Deus, amor excessivo no sentido figurado, que não diz respeito ao Eterno, só devemos adorar a Deus.
  • Não devemos nos desviar de sua Palavra - v. 11,12 - Guarda pois os mandamentos e os estatutos...Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Sl 119.105.
  • Devemos estar livres de qualquer temor de homens - v.18 - delas (nações) não tenhais temor. Deus estar conosco, não precisamos ter medo de nada, Ele estar no controle de tudo e nada passa desapercebido.
  • Não devemos desejar as coisas mundanas - v.25,26 - Tudo que é abominação ao Senhor, devemos fugir para bem longe. Estamos vivendo dias trabalhosos e precisamos estar em constante intimidade com o Senhor, para podermos vencer todas as tentações que são lançadas para nós, como cascas de banana, somente com vigilância, oração e aprendendo com a leitura da Palavra de Deus, venceremos todas as marzelas e batalhas que aparecem em nossa frente. At 20,24 - O apóstolo Paulo diz: Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Conclusão:

Meus queridos leitores e irmãos em Cristo Jesus, tributemos a Deus, honra, glória e louvor, sem desperdiçar um só momento, porque grande tem sido os privilégios recebidos da parte dEle, o direito de sermos chamados seus filhos nos fortalece e nos anima a prosseguir. Reflitamos sobre esta palavra e vamos nos levantar com uma nova roupagem para dar brados de Aleluia e glória a Deus, dizendo: Eis-me aqui Senhor conte comigo!

Aos aniversariantes de Julho, um forte abraço, desejamos a todos, ricas bênçãos dos céus.

Missionária Carmen Lira

Nenhum comentário: